La reflexión sobre la práctica del profesor de matemáticael caso de la enseñanza de las operaciones con números enteros

  1. Juan Carlos Ñancupil Poblete 2
  2. Reginaldo Fernando Carneiro 1
  3. Pablo Flores Martínez 2
  1. 1 Universidade Federal de São Carlos
    info

    Universidade Federal de São Carlos

    São Carlos, Brasil

    ROR https://ror.org/00qdc6m37

  2. 2 Universidad de Granada
    info

    Universidad de Granada

    Granada, España

    ROR https://ror.org/04njjy449

Revista:
Unión: revista iberoamericana de educación matemática

ISSN: 1815-0640

Año de publicación: 2013

Número: 34

Páginas: 37-46

Tipo: Artículo

Otras publicaciones en: Unión: revista iberoamericana de educación matemática

Resumen

São inúmeras as razões pelas quais os professores deveriam colocar em prática processos reflexivos e sem dúvida uma das mais relevantes de todas é enfrentar situações problemáticas que implicam na tomada de decisões em seu cotidiano e que incluem e afetam os alunos. Este artigo descreve um processo reflexivo no contexto de um problema surgido na prática de sala de aula, relacionado com o ensino das operações com números inteiros. Para aprofundar esta experiência de reflexão utilizamos o ciclo de reflexão proposto por Smyth. Dessa forma esse modelo permitiu a reflexão sobre as ações que embasavam a situação de sala de aula e que levou a um repensar dessa prática.

Referencias bibliográficas

  • Alcalá, M. (2002). Los números enteros en la escuela. Granada: Proyecto Sur de Ediciones.
  • Flores, P. (2007). Profesores de matemáticas reflexivos: formación y cuestiones de investigación. Revista PNA, 1(4), 139-158.
  • González, J., Ortiz, A., Sanz, E., Ortiz, A. (1989). Números enteros. Madrid: Síntesis.
  • Jaworski, B. (1993). The Professional Development of Teachers: The Potential of Critical Reflection. British Journal of In-Service Education, 19(3), 37-42.
  • Orden ECI/2220 de 12 de julio de 2007. (2007). Por la que se establece el currículo y se regula la ordenación de la Educación secundaria obligatoria. España. 2007. Recuperado el 05 de febrero 2012, de http://www.boe.es/boe/dias/2007/07/21/ pdfs/A31680-31828.pdf.
  • Pérez-Gómez, A. (1992). O pensamento prático do professor. En A. Nóvoa (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote.
  • Schön, D. (1992). Formar professores como profissionais reflexivos. En A. Nóvoa (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote.
  • Smyth, J. (1991). Una pedagogía crítica de la práctica en el aula. Revista Educación, 294, 275-300.