Análisis de la metodología STEM en el aula de educación infantil. Una revisión sistemática

  1. Bailón Aneas, Andrea 1
  2. Martínez Domingo, José Antonio 1
  3. Berral Ortiz, Blanca 1
  4. Ramos Navas-Parejo, Magdalena 1
  1. 1 Universidad de Granada
    info

    Universidad de Granada

    Granada, España

    ROR https://ror.org/04njjy449

Aldizkaria:
Hachetetepé: Revista científica de Educación y Comunicación

ISSN: 2172-7929

Argitalpen urtea: 2023

Zenbakia: 26

Orrialdeak: 1101

Mota: Artikulua

DOI: 10.25267/HACHETETEPE.2023.I26.1101 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openSarbide irekia editor

Beste argitalpen batzuk: Hachetetepé: Revista científica de Educación y Comunicación

Laburpena

Vivemos numa sociedade onde a tecnologia é cada vez mais necessária, e por esta razão é importante criar metodologias que melhorem a educação actual de modo a adaptá-la a estas exigências. A metodologia STEM é um grande exemplo disso, porque está empenhada no ensino conjunto da ciência, matemática e tecnologia, apoiado pela engenharia. Por conseguinte, é efectuada uma revisão sistemática no seguimento da declaração PRISMA, no que diz respeito às bases de dados multidisciplinares WOS e Scopus com a intenção de responder aos objectivos estabelecidos em termos de publicações nos últimos cinco anos, idades de aplicação, países, temas de interesse e benefícios obtidos com a implementação desta metodologia nos alunos da Educação Infantil. Uma vez analisados os resultados, pode-se ver que, embora seja um método de ensino incipiente, tem um grande potencial. Discutimos então o assunto e concluímos com a visibilidade da metodologia STEM através desta revisão dos últimos anos.

Erreferentzia bibliografikoak

  • Alsina, Á. (2014). Procesos matemáticos en Educación Infantil: 50 ideas clave. Números, 86, 5-28. https://bit.ly/3HWEWp9
  • Alsina, Á. (2017). Contextos y propuestas para la enseñanza de la estadística y la probabilidad en educación
  • infantil: un itinerario didáctico. Revista Épsilon, 34(95), 25-48. https://bit.ly/3xhhXAn
  • Alsina, Á. (2020). Conexiones matemáticas a través de actividades STEAM en Educación Infantil. UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 58, 168- 190. https://bit.ly/3K8brTY
  • Alsina, Á., Cornejo-Morales, C., y Salgado, M. (2021). Argumentación en la matemática escolar infantil: Análisis de una actividad TEM usando la Situación Argumentativa en Conexión Interdisciplinar. Avances de investigación en educación matemática, 20, 141-159. https://doi.org/10.35763/aiem20.3999
  • Arabit-García, J., García-Tudela, P. A., y Prendes-Espinosa, M. P. (2021). Uso de tecnologías avanzadas para la educación científica. Revista Iberoamericana De Educación, 87(1), 173-194. https://doi.org/10.35362/rie8714591
  • Ata-Aktürk, A., y Demircan, H. Ö. (2021). Supporting preschool children’s STEM learning with parent-involved early engineering education. Early Childhood Education Journal, 49(4), 607-621. https://doi.org/10.1007/s10643-020-01100-1
  • Beltrán, G., y Óscar, A. (2005). Revisiones sistemáticas de la literatura. Revista colombiana de gastroenterología, 20(1), 60-69. https://bit.ly/3YLD09P
  • Beltrán-Pellicer, P., y Muñoz-Escolano, J. M. (2021). Una experiencia formativa con BlocksCAD con futuros docentes de matemáticas en secundaria. Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas, (10), 71-90. https://doi.org/10.1344/did.2021.10.71-90
  • Brenneman, K., Lange, A., y Nayfeld, I. (2019). Integrating STEM into preschool education; designing a professional development model in diverse settings. Early Childhood Education Journal, 47(1), 15-28. https://doi.org/10.1007/s10643-018-0912-z
  • Campbell, C., y Speldewinde, C. (2022). Early Childhood STEM Education for Sustainable Development. Sustainability, 14(6), 3524. https://doi.org/10.3390/su14063524
  • Ceylan, R., y Malçok, B. A. (2020). STEM Education Implementation at Early Age and Stakeholders’ Opinions: The Case of Turkey. Croatian Journal of Education: Hrvatski časopis za odgoj i obrazovanje, 22(3), 717-754. https://doi.org/10.15516/cje.v22i3.3544
  • Cinar, S. (2019). Integration of engineering design in early education: How to achieve it. Cypriot Journal of Educational Sciences, 14(4), 520–534. https://doi.org/10.18844/cjes.v11i4.4057
  • Cohrssen, C., y Pearn, C. (2021). Assessing preschool children’s maps against the first four levels of the primary curriculum: lessons to learn. Mathematics Education Research Journal, 33(1), 43-60. https://doi.org/10.1007/s13394-019-00298-7
  • Fleer, M. (2021). Re-imagining play spaces in early childhood education: Supporting girls’ motive orientation to STEM in times of COVID-19. Journal of Early Childhood Research, 19(1), 3-20. https://doi.org/10.1177/1476718X20969848
  • Fridberg, M., y Redfors, A. (2021). Teachers’ and children’s use of words during early childhood STEM teaching supported by robotics. International Journal of Early Years Education, 1-15. https://doi.org/10.1080/09669760.2021.1892599
  • González-Cervera, A. M. (2020). Proyecto de innovación en Educación STEM con robótica educativa para 3º curso de Educación Infantil [Trabajo fin de grado]. Universidad Pontificia Comillas, Madrid. https://bit.ly/3xpKDqB
  • Hamilton, M., Clarke-Midura, J., Shumway, J. F., y Lee, V. R. (2020). An emerging technology report on computational toys in early childhood. Technology, Knowledge and Learning, 25(1), 213-224. https://doi.org/10.1007/s10758-019-09423-8
  • Hurtado-Patiño, R. (2021). Proyecto de Innovación STEM en el segundo ciclo de Educación Infantil [Trabajo fin de grado]. Universidad Pontificia Comillas, Madrid. https://bit.ly/3YxNpWT
  • Jiang, L. (2022). Development and Implementation Path of Kindergarten Stem Educational Activities Based on Data Mining. Computational Intelligence and Neuroscience, 2022, 1-10. https://doi.org/10.1155/2022/2700674
  • Kirsch, C., y Mortini, S. (2021). Engaging in and creatively reproducing translanguaging practices with peers: a longitudinal study with three-year-olds in Luxembourg. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, 1-17. https://doi.org/10.1080/13670050.2021.1999387
  • Larkin, K., Resnick, I., y Lowrie, T. (2022). Preschool children’s repeating patterning skills: evidence of their capability from a large scale, naturalistic, Australia wide study. Mathematical Thinking and Learning, 1-16. https://doi.org/10.1080/10986065.2022.2056320
  • Magnusson, L. O., y Bäckman, K. (2021). What is the capacity of A in the contexts of STEM?. Early Years, 1-14. https://doi.org/10.1080/09575146.2021.1914557
  • Méndez-Porras, A., Alfaro-Velasco, J., y Rojas-Guzmán, R. (2021). Videojuegos educativos para niñas y niños en educación preescolar utilizando robótica y realidad aumentada. Revista Ibérica De Sistemas e Tecnologias De Informação, (E42), 482-495. https://bit.ly/3YEJBTC
  • Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G., y PRISMA Group (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS medicine, 6(7), e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
  • Moreno, B., Muñoz, M., Cuellar, J., Domancic, S., y Villanueva, J. (2018). Revisiones Sistemáticas: definición y nociones básicas. Revista clínica de periodoncia, implantología y rehabilitación oral, 11(3), 184-186. http://doi.org/10.4067/S0719-01072018000300184
  • Prat, M., y Sellas, I. (2021). STEAM en Educación Infantil. Una visión desde las matemáticas. Didacticae, (10), 8-20. https://doi.org/10.1344/did.2021.10.8-20
  • Toran, M., Aydin, E., y Etgiier, D. (2020). Investigating the effects of STEM enriched implementations on school readiness and concept acquisition of children. Ilkogretim Online, 19(1), 299-309. https://doi.org/10.17051/ilkonline.2020.656873
  • Ward, J., DiNapoli, J., y Monahan, K. (2022). Instructional Perseverance in Early- Childhood Classrooms: Supporting Children’s Development of STEM Reasoning in a Social Justice Context. Education Sciences, 12(3), 159. https://doi.org/10.3390/educsci12030159
  • Yalçın, V., y Erden, Ş. (2021). The Effect of STEM Activities Prepared According to the Design Thinking Model on Preschool Children's Creativity and Problem-Solving Skills. Thinking Skills and Creativity, 41, 100864. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2021.100864