Análisis didáctico de materiales curriculares por futuros profesores

  1. Cotrado, Bethzabe 1
  2. Burgos, María 2
  3. Beltrán-Pellicer, Pablo 3
  4. Castro, Alfredo 1
  1. 1 Universidad Nacional del Altiplano (UNA), Puno, Perú
  2. 2 Universidad de Granada (UGR), Granada, España
  3. 3 Universidad de Zaragoza (Unizar), Zaragoza, España
Aldizkaria:
Cadernos de Pesquisa

ISSN: 0100-1574 1980-5314

Argitalpen urtea: 2023

Alea: 53

Zenbakia: 1

Mota: Artikulua

Beste argitalpen batzuk: Cadernos de Pesquisa

Laburpena

Descrevemos a concepção e implementação de uma experiência de treinamento com futuros professores de matemática peruanos, destinada a desenvolver a competência de analisar a adequação didática dos materiais curriculares sobre probabilidade. A partir de uma abordagem qualitativa e com o apoio das diretrizes da engenharia didática baseada na Abordagem Ontosemiótica, foram gerados e analisados os protocolos de respostas escritas de 38 participantes. Os resultados mostram limitações na avaliação dos indicadores de idoneidade e dificuldades na elaboração de um julgamento fundamentado de idoneidade. Conclui-se que existe a necessidade de promover uma prática reflexiva no uso de materiais curriculares e propostas de melhoria em todas as facetas da adequação didática de forma conjunta.

Erreferentzia bibliografikoak

  • Batanero, C., & Borovcnik, M. (2016). Statistics and probability in high school. Sense Publishers. https://doi.org/10.1007/978-94-6300-624-8
  • Beltrán-Pellicer, P., Godino, J., & Giacomone, B. (2018). Elaboración de indicadores específicos de idoneidad didáctica en probabilidad: Aplicación para la reflexión sobre la práctica docente. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 32(61), 526-548. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a11
  • Beyer, C., & Davis, E. (2012). Learning to critique and adapt science curriculum materials: Examining the development of preservice elementary teachers’ pedagogical content knowledge. Science Education, 96(1), 130-157. https://doi.org/10.1002/sce.20466
  • Breda, A., Font, V., & Pino-Fan, L. (2018). Criterios valorativos y normativos en la didáctica de las matemáticas: El caso del constructo idoneidad didáctica. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 32(60), 255-278. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n60a13
  • Breda, A., Pino-Fan, L., & Font, V. (2017). Meta Didactic-Mathematical knowledge of teachers: Criteria for the reflection and assessment on teaching practice. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 13(6), 1893-1918. https://doi.org/10.12973/eurasia.2017.01207a
  • Brown, M. (2009). The teacher-tool relationship: Theorizing the design and use of curriculum materials. In J. Remillard, B. Herbel-Eisenmann, & G. Lloyd (Eds.), Mathematics teachers at work: Connecting curriculum materials and classroom instruction (pp. 17-36). Routledge.
  • Burgos, M., Castillo Céspedes, M. J., Beltrán-Pellicer, P., Giacomone, B., & Godino, J. (2020). Análisis didáctico de una lección sobre proporcionalidad en un libro de texto de primaria con herramientas del enfoque ontosemiótico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 34(66), 40-68. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a03
  • Burgos, M., & Godino, J. (2021). Assessing the epistemic analysis competence of prospective primary school teachers on proportionality tasks. International Journal of Science and Mathematics Education, 20, 367-389. https://doi.org/10.1007/s10763-020-10143-0
  • Castillo Céspedes, M. J., & Burgos, M. (2022). Reflexiones de futuros maestros sobre la idoneidad didáctica y modo de uso de una lección de libro de texto. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36(72) 555-579. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a25
  • Castillo Céspedes, M. J., Burgos, M., & Godino, J. (2022). Elaboración de una guía de análisis de libros de texto de matemáticas basada en la teoría de la idoneidad didáctica. Educação e Pesquisa, 48, Artículo e238787. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238787esp
  • Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education. Routledge.
  • Cotrado, B., Burgos, M., & Beltrán-Pellicer, P. (2022). Idoneidad didáctica de materiales curriculares oficiales peruanos de educación secundaria en probabilidad. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36(73), 888-922. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a13
  • Esqué, D., & Breda, A. (2020). Valoración y rediseño de una unidad sobre proporcionalidad, utilizando la herramienta idoneidad didáctica. Uniciencia, 35(1), 38-54. http://dx.doi.org/10.15359/ru.35-1.3
  • Giacomone, B., Godino, J., Wilhelmi, W., & Blanco, T. (2018). Desarrollo de la competencia de análisis ontosemiótico de futuros profesores de matemáticas. Revista Complutense de Educación, 29(4), 1109-1131. https://doi.org/10.5209/RCED.54880
  • Godino, J. (2013). Indicadores de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Cuadernos de investigación y formación en educación matemática, (11), 111-132. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/14720
  • Godino, J., Batanero, C., & Font, V. (2007). The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM, 39(1-2), 127-135. https://doi.org/10.1007/s11858-006-0004-1
  • Godino, J., Giacomone, B., Batanero, C., & Font, V. (2017). Enfoque ontosemiótico de los conocimientos y competencias del profesor de matemáticas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57), 90-113. https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a05
  • Godino, J., Rivas, H., Arteaga, P., Lasa, A., & Wilhelmi, M. (2014). Ingeniería didáctica basada en el enfoque ontológico-semiótico del conocimiento y la instrucción matemáticos. Recherches en Didactique des Mathématiques, 34(2-3), 167-200. https://www.ugr.es/~jgodino/eos/JDGodino_ ID-EOS_31mayo2014.pdf
  • Hoadley, U., & Galant, J. (2016). An analysis of the grade 3 Department of Basic Education workbooks as curriculum tools. South African Journal of Childhood Education, 6(1), 1-12. https://doi.org/10.4102/sajce.v6i1.400
  • Ministerio de Educación (Minedu). (2019). Cuaderno de trabajo de matemática: Resolvamos problemas secundaria 1. Minedu. https://repositorio.minedu.gob.pe/handle/20.500.12799/6862
  • Remillard, J., & Kim, O. K. (2020). Elementary mathematics curriculum materials: Designs for student learning and teacher enactment. Springer Nature. https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-38588-0
  • Seckel, M. J., & Font, V. (2020). Competencia reflexiva en formadores del profesorado de matemática. Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación, 12(25), 127-144. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m12-25.crfp
  • Stein, M. K., Remillard, J., & Smith, M. (2007). How curriculum influences student learning. In F. Lester (Ed.), Second handbook of research on mathematics teaching and learning (pp. 319-370). Information Age Publishing.
  • Strauss, A., & Corbin, J. (1990). Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. Sage Publications, Inc.
  • Sun, J., & Van Es, E. (2015). An exploratory study of the influence that analyzing teaching has on preservice teachers’ classroom practice. Journal of Teacher Education, 66(3), 201-214. https://doi.org/10.1177/0022487115574103
  • Thompson, D. (2014). Reasoning-and-proving in the written curriculum: Lessons and implications for teachers, curriculum designers, and researchers. International Journal of Educational Research, (64), 141-148. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2013.09.013
  • Vásquez, C., & Alsina, A. (2015). El conocimiento del profesorado para enseñar probabilidad: Un análisis global desde el modelo del conocimiento didáctico-matemático. Avances de Investigación en Educación Matemática, (7), 27-48. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5682820
  • Yang, K., & Liu, X. (2019). Exploratory study on Taiwanese secondary teachers’ critiques of mathematics textbooks. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 15(1), 1-16. https://doi.org/10.1007/s10857-019-09453-0