Cine 3D españolexperiencias del cine estereoscópico 3D durante los años del franquismo

  1. Pérez Rufí, José Patricio 1
  2. Jódar Marín, Juan Ángel 2
  1. 1 Universidad de Málaga, España
  2. 2 Universidad de Granada, España
Revue:
Palabra Clave

ISSN: 2027-534X 0122-8285

Année de publication: 2019

Volumen: 22

Número: 3

Type: Article

DOI: 10.5294/PACLA.2019.22.3.2 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

D'autres publications dans: Palabra Clave

Résumé

Este artigo pesquisa sobre as origens da produção espanhola no cinema estereoscópico 3D na década dos 1950 e 1960, em pleno franquismo. A rapidez na produção de curtas-metragens tridimensionais mostra um conhecimento da tecnologia de produção estrangeira e uma enorme flexibilidade e agilidade no momento de criar conteúdo 3D na Espanha. O objetivo principal desta pesquisa é identificar as produções cinematográficas espanholas realizadas com técnicas estereoscópicas desde a própria filmagem ou após a sua adequação com técnicas de pós-produção para a projeção. A hipótese é que as amostras pontuais que a cinematografia espanhola deu de fitas tridimensionais responde a fenômenos de moda passageiros e não são marcos de importância comercial ou artística, mais além da experimentação com formatos. Contudo, demonstram uma vontade de abertura do cinema espanhol às novas tecnologias e à busca do público. Aplicamos uma metodologia baseada no estudo de caso, a partir da revisão bibliográfica de fontes primárias e secundárias dedicadas à produção e à exibição cinematográfica na Espanha. Os resultados mostram que a influência da cinematografia estadunidense em sua vertente mais tecnológica e comercial é evidente, inclusive se os organismos do Regime aplicam políticas protecionistas agressivas diante da importação de filmes estadunidenses. A conflitiva relação das produtoras de Hollywood com o Regime franquista não impede sua liderança na bilheteria nem sua influência nos modos de produção da cinematografia nacional.

Références bibliographiques

  • ABC (1953a, julio 12). La primera producción española en relieve, El festival de la tercera dimensión, en el Rex, p. 45.
  • ABC (1953b, julio 12). Cartelera madrileña, p. 46.
  • ABC (1954, febrero 2). Anoche se entregaron los premios cinematográficos del Sindicato Nacional del Espectáculo, p. 39.
  • Bordwell, D., Staiger, J. y Thompson, K. (1996). El cine clásico de Holllywood. Barcelona, España: Paidós.
  • Bosch, A. & Del Rincón, M. F. (1998). Franco and Hollywood, 1939-56. New Left Review, 232, 112-127. Recuperado de https://newleftreview.org/issues/I232/articles/aurora-bosch-m-fernanda-del-rincon-franco-and-hollywood-1939-1956
  • Cánovas Ortega, M. C. (2015). Representaciones femeninas a través del cine musical hollywoodiense en la España de los años 50. Dossiers Feministes, 20, 157-172. Recuperado de http://www.e-revistes.uji.es/index.php/dossiers/article/view/1764
  • Fernández Rivero, J. A. (2004). Tres dimensiones de la historia de la fotografía: la imagen estereoscópica. Málaga, España: Miramar.
  • High-Def Digest. (2016). 99 Women: Director’s Cut. Recuperado de http://bluray.highdefdigest.com/36484/99women.html
  • Izquierdo Castillo, J. (2012). La digitalización del cine: hacia el desarrollo de un modelo de negocio en internet. En Comunicación y Riesgo: III Congreso Internacional de la Asociación Española de Investigación en Comunicación (pp. 58-59). Tarragona, España: Asociación Española de Investigación en Comunicación.
  • La Vanguardia (1953, julio 24). Cine en relieve, p. 15.
  • León Aguinaga, P. (2006a). El comercio cinematográfico como instrumento de la acción norteamericana en España durante la segunda guerra mundial. Cuadernos de Historia Contemporánea, 28, 303-322. Recuperado de http://www.cervantesvirtual.com/nd/ark:/59851/bmc447m9
  • León Aguinaga, P. (2006b). El cine norteamericano en España: las negociaciones para su importación, 1950-1955. Hispania: Revista Española de Historia, 222, 277-318. DOI: 10.3989/hispania.2006.v66.i222.9
  • Méndez Leite, F. (1965). Historia del cine español. Madrid, España: Rialp.
  • Miguel González, M. (2000). El cine de Hollywood y la censura franquista en la España de los 40: un cine bajo palio. En R. Rabadán (Ed.), Traducción y censura, inglés-español 1939-1985: estudio preliminar (pp. 61-86). León, España: Universidad de León.
  • Monterde, J. E. (1995). El cine de la autarquía (1939-1950). En Historia del cine español (pp. 181-238). Madrid, España: Cátedra.
  • Rosendorf, N. M. (2007). ‘Hollywood In Madrid’: American Film Producers and the Franco Regime, 1950-1970. Historical Journal of Film, Radio and Television, 27(1), 77-109. DOI: 10.1080/01439680601177155
  • Russo, E. (2012). El 3D una vez más. ¿Esta vez sí? El cine en relieve ante los espectadores contemporáneos. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos, 39, 269-281. Recuperado de http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/publicacionesdc/vista/detalle_articulo.php?id_libro=346&id_articulo=7837
  • Sáenz Guerrero, H. (1953, junio 14). Los estrenos. Windsor. El lago de los cisnes. La Vanguardia, p. 21.
  • Sainz, S. (1990). El cine de Rovira-Beleta. Ibiza, España: Semana Internacional del Film de Ibiza.
  • Sammons, E. (1994). El mundo de las películas tridimensionales. Valencia, España: Filmoteca de la Generalitat Valenciana.
  • Sindicato Nacional del Espectáculo. (1956). Anuario del Cine Español 1955-1956.
  • Witte, G. (2010). 3D in the mid 60s in Europe with Hi-Fi Stereo 70. Recuperado de https://web.archive.org/web/20170616012834/http://www.in70mm.com/news/2010/hifi70/english/index.htm